Temporada das Chuvas em Burkina

Cheguei em Burkina Faso durante a temporada das chuvas. Meu primeiro dia aqui foi de sol, com temperatura quente, mas naquela noite os céus se abriram e parecia que uma tempestade violenta soprava lá fora. Logo descobri que era chuva, só chuva mesmo, batendo no telhado de zinco da casa onde estou hospedada. O som é fabuloso.

A chuva começou a gotejar ao longo do próximo dia mas depois voltou a fazer sol seco. Alguns dias depois, estava numa cidade pequena algumas horas ao norte da capital, sentada no meu quarto trabalhando no computador; acabáramos de voltar de um lindo almoço num jardim ensolarado. De repente meu quarto ficou escuro. Olhei pela janela e achei que foi uma tempestade de areia, o vento bramava e as ruas empoeiradas estavam jogando areia para toda e qualquer parte. Dois minutos depois, as nuvens que nem tinha percebido antes daquele momento começaram a soltar chuva. Triturou água durante meia hora e depois continuou mais levemente durante muitas horas.

Por causa da chuva, tivemos que cancelar nossa visita a uma aldeia local. Os caminhos seriam inundados, e teríamos trechos nos quais um 4×4 só passaria depois de uma boa demora.

Na próxima semana, em outra vila, vi o que isso quis dizer: ao invés de pontes, declives de concreto foram construídos nas partes das ruas nāo-asfaltadas, para que um 4×4 possa passar por o que se tornou um rio, sem ficar preso em lama. A água vai passar por ali de qualquer jeito, entāo eles simplificam a passagem pelo rio. Mas a água realmente nāo tem como escapar.

Árvores brotando de lagoinhas, poços de água tāo profundos que tinha que tirar os chinelos para patinhar até a casa, e chuva batendo forte e lindo no telhado… essas sāo coisas que caracterizam a minha estadia em Burkina durante a temporada das chuvas.

Bem, na maioria dos dias o sol brilha e faz um calor bem seco, mas a cada poucos dias uma gloriosa tempestade dá um alívio.

E olha que é bom, pois dizem que as temperaturas agora sāo umas 5-10 graus a menos agora do que normalmente, e já faz um bom calor!

Esta entrada foi publicada em viagem e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.