Regulamentaçāo Comercial nas Olimpíadas

Mais ou menos uma semana antes do começo das Olimpíadas, estava sentada no meu café local predilecto, trabalhando em algum projecto ou outro como tipicamente faço. Aí dois jornalistas franceses entraram, um dos quais portava um videocâmera enorme. Eles bateram um papinho com o barrista e começaram a se instalar. Fiquei curiosa para saber o que estava acontecendo.

Logo eles vieram até nós sentados no café para explicar que estavam fazendo uma reportagem sobre o local, pois havia recebido instruçōes para remover os 5 pāes da janela que estavam pendurados num formato que parecia bastante com os anéis olímpicos. Eu vi aqueles pāes – ainda estavam lá na janela e nāo haviam sido removidos – e pareciam de fato muito olímpicos e festivos, algo que eu achei super legal. Na minha opiniāo, isso deu ao café um tom de festa ao todos nós participarmos juntos na chegada deste evento histórico em Londres.

Mas o barista voltou depois de alguns minutos para explicar a nós clientes um pouco mais da história. Ao longo daquela conversa eu fiquei sabendo que o símbolo London2012, e tudo relacionado e ele, foram consagrados àquela entidade. É possível que seja errado eu usar a frase “London2012” neste blog. Opa. Mas eu nāo estou lucrando disso. Mas pensando bem, o café também nāo teve lucro, pois o lucro do café vai a causas sociais. Hmph.

Mais informaçōes sobre este assunto no artigo onde obtive esta foto dos pāes: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2175817/Bakers-churches-use-Olympics-rings-NOT-prosecuted-says-minister.html

Entretanto, no Leste de Londres, aos redores do parque olímpico, durante as Olimpíadas qualquer lugar que vendia chios, ou seja batatas fritas, que nāo fosse McDonalds, era proibido de vendê-los durante os Jogos. Ummmm… isso quer dizer que turistas próximo ao parque olímpico nāo podiam comer “Fish and Chips”, especialidade inglês, autêntico! Que triste. Também ouvi falar de um açougueiro que havia pendurado salsicha no formato de 5 anéis entrelaçados, que também recebeu instruçāo de removê-las.

Isso me entristeceu bastante.

Primeiro, porque a participaçāo de pequenos negócios locais no espírito da coisa dá ao bairro inteiro um ar mais festivo.

Segundo, porque estamos em pleno crise económica e as Olimpíadas devem ajudar a fortalecer a economia local, nāo devem? Essa nāo é uma coisa boa?

Terceiro, acho que um café local com pāes pendurados no formato da bandeira das Olimpíadas, dá publicidade gratuita às Olimpíadas, e nāo o contrário.

Eka. Isso me deu vontade de ficar longe das Olimpíadas, mas tudo foi tāo animado e, realmente, esta foi uma das poucas coisas das quais podia reclamar; fora isso, a coisa toda foi tāo feliz e unificante!

Esta entrada foi publicada em adaptando a londres, Causas e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.