Esgrima, ou Esgrima “Foil” Femenino em Equipe, nas Olimpíadas

Foi esgrima que meu pai e eu fomos ver, quando eu finalmente consegui ingressos para ver um jogo nas Olimpíadas. A grande vantagem de entradas para ver Esgrima é que pudemos assistir um dia enteiro de jogos. Às 9:00 começamos com uma qualificaçāo entre Team GP (Grā-Bretanha) e Egito. Apesar do Egito começar bem, eu era entre somente umas 5 pessoas torcendo por elas, e GB rapidamente conseguiu assumir a vantagem e vencer. Aí a coisa ficou mais interessante, com quatro jogos ao mesmo tempo durante a próxima rodada! Oito países, oito equipes, competindo. Esgrima de equipe nāo quer dizer que tem um circulo cheio de mulheres com espadas todas lutando ao mesmo tempo – quer dizer que três mulheres de um país vāo contra cada uma de três do outro, por 3 minutos cada, e a puntuaçāo final é a soma de todos.

De nove equipes competindo, minha primeira escolha foi Egito, e se Egito fosse perder, queria torcer por Team GB, os EUA, ou a Polanda. Todos foram desqualificados na segunda rodada. Eu tenho jeitinho para escolher vencedores, heim?!

Mas descobri que as italianas merecem uma classificaçāo só para elas. Tinha nem comparaçāo, vendo elas arrasando! Tak, Tak, Tak, e acabou! Os movimentos delas foram como uma dança, e elas competiam com aquela paixāo italiana dos estereótipos. Me diverti muito assistindo elas.

Enfim, eu sabia quase nada sobre esgrima antes de ir a esta competiçāo, e ainda nāo sei muito, mas aprendi algumas coisas:

1. Eles usam máquinas chiquérremas agora! Um toque na parte válida do outro faz um bip e luzes ascendem. Em somente um dos três tipos de esgrima (mas nāo Foil, o que fomos ver) podem as duas equipes marcar ponto ao mesmo tempo, apesar de frequentemente tocar ao mesmo tempo. O juiz que decide.

2. As espadas (foils?) dobram.

3. Tem cartāo amarelo e vermelho em esgrima! Mas nenhum resulta em expulsāo, pois também tem… Cartāo Preto!

4. Tem alguns sinais de comunicaçāo com as māos na esgrima, mas eu nāo entendi nada quando as atletas os usaram.

5. Se nāo cumprimentar o ***** no fim da jogada, recebe cartāo preto. É importante ser bem-educado.

Gostei de esgrima. Foi rápido e foi interessante, e ficou mais interessante ao longo do dia, quando comecei a entender mais. Mas teria curtido mais sem tantas luzes e bip’s.

Esta entrada foi publicada em adaptando a londres, comemoraçāo e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.