Visitei ‘Ocupa’

Outro dia passei na minha caminhada por frente da Catedral de Sāo Paulo em Londres, o local onde Ocupa LSX está acampado. Realmente creio que este é um dos lugares mais lindos de todo Londres – quer dizer, nunca entrei na própria catedral, mas este vídeo é gravado no meu coraçāo:

Bem, a velhinha dos pássaros nāo está mais sentada nas escadas da entrada de St. Pauls. A presença das turistas é típica, mas o outro povo é recém-chegado:

Tudo bem. É óbvio que nāo fiz fotografia de alta-qualidade enquanto passando por frente de St. Pauls, mas sabe porque? Porque me senti desajeitada tirando fotos de pessoas que estavam lá por uma CAUSA. Eles nāo vieram para ter suas fotos tiradas por culturlaçadoras curiosas. Eles vieram porque queriam que alguém ACREDITASSE neles, os apoiasse a mudar algo. Eu nāo estou fazendo nenhuma destas coisas… sou simplesmente uma socióloga transcultural curiosa para ver o fenômeno.

E, eis o problema: Me parece que tinha mais gente como EU, do que gente como ELES. St. Pauls virou um espécie de atraçāo turística desde que Ocupa LSX chegou do que era quando nāo passava de uma igreja histórica famosa. Tinha pelo menos cem pessoas tirando fotos. Disto:

Esta é minha tentativa de tirar uma foto sutilmente - ou seja, ser turista mas nāo parecer turista

Enfim, isto é Ocupa, e é isto que eu vi:

  • Muitos manifestantes que pareciam ser bem sérios. Sabe, os profissionais com cabelos compridos e roupa natural. Me parece que eles sabem exatamente o que acreditam e sāo dispostos a sofrer pela causa. Tenho que respeitar isso.
  • Uma placa promovendo o budismo (isso nāo me caio muito bem, considerando que estávamos em frente de uma igreja, pois os cristāos foram os únicos a permitir que usassem seu espaço para Ocupar)
  • Uma mulher que os chamou de nojenta ao passar marchando

Interpreta como quiser. Eu ainda nāo sei o que acho.

Esta entrada foi publicada em Causas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.