Se você receber convite a uma festa filipina, VAI!

Uns amigos meus, que sāo das Filipinas, tiveram um culto de dedicaçāo pela sua filha recém-nascida na semana passada. O culto foi na igreja filipina-americana que eles frequentam e foi lindo. Meu momento predileto foi quando o pastor disse: “Para pessoas nos Estados Unidos que reclamam do trânsito, vá à África. Lá nāo tem carros, entāo você vai sempre a pé!”

(Para um filipino morando nos EUA, achei isso uma gracinha. Claro que existem carros na África, mas ignoremos esse fato para considerar como o trânsito em Manila, capital das Filipinas, deve ser mal em comparaçāo com qualquer cidade americana. Ele deve zombar do trânsito de Washington.)

Enfim, depois do culto, uma jovem na faixa de 20-e-poucos anos de idade passou pela sala para informar todos os visitas nāo-filipinos que deveríamos descer pro salāo social da igreja onde tinha comida, MUITA comida. Porque é assim que sāo os filipinos. Os filipinos tem um grande compromisso com abundância de comida. Entāo descemos pro salāo e comemos DEmais.

Eu já tinha aprendido a esperar comida numa comemoraçāo filipina – e que todo motivo é causa de comemoraçāo. Há alguns meses, em Cairo, fui num passeio de barco com umas 20 pessoas da igrejinha internacional que frequentava. O passeio foi depois da hora do almoço e tinha almoçado bem, pois nāo queria passar fome no barco. Mas três dos integrantes no passeio eram filipinos. Se soubesse a importância desse fato, nāo teria almoçado, pois tinha tanta comida oriental deliciosa naquele barco que até que passei mal de cheia durante o resto da noite.

E comida filipina é BOA. O meu prato predileto até hoje é arroz com leite de côco, embrulhado em folha de banana.

Entāo, se algum dia você receber convite para qualquer festa filipina, VAI!

Esta entrada foi publicada em comemoraçāo e marcada com a tag , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.