Devoçāo é Devoçāo?

Estou sentada em um pequeno restaurante turco. Os preços sāo bons e o vitrine de frente é cheio de doces e delicacias.

Música oriental meditativa, com um tom popular, enche a sala no volume perfeito para dar ambiente.

As paredes sāo cobertas por murais pintadas por um artista turco local, com o nome de Serkan Özer. As murais sāo de cenas da Turquia: a famosa Mesquita Azul, ruinas de cidades e templos antigos… E dervixes rodopiantes, um tipo de dançarino muçulmano Sufi.

Neste mural, quatro homens em largos mantos brancos giram levemente nos raios de sol que entram pelas grades das janelas de uma mesquita antiga. Cinco homens de túnicas pretas se ajoelham em oraçāo do lado.

A música, os dançarinos, o olhar nas faces dos homens em oraçāo, me tocam. Isso que é devoçāo, uma experiência genuina de Deus.

Já que sou cristā, existem pessoas que diriam que nāo devo reconhecer a experiência espiritual dos muçulmanos Sufi, mas eu nāo me sinto tāo certa disso. Quando leio literatura dos Sufis, leio sobre uma busca honesta para conhecer o Deus vivo. Quando o buscamos, os encontramos… quando batemos a porta nos vai ser aberta.

Entāo aqui estou, pedindo que Deus seja tāo real na minha vida… sim talvez até mais real… quando é nas giraçōes dos Dervixes Rodopiantes.

P.S. Se você estiver no Sul de Londres, visite esse lugar! Eu ainda nāo experimentei a comida deles, mas voltarei com certeza. Os doces, sanduiches e cardápo de jantar sāo todos tantalizantes! O nome é “Tadim”, endereço: 41 Camberwell Church Rd.

Esta entrada foi publicada em religiāo e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.